16 de setembro de 2016
Compartilhar:

Truques de lavadoria para deixar suas roupas sempre novas

Categoria: #organize

Muitas pessoas têm dúvidas de como lavar algumas peças de roupas. Algumas questionam se tal peça lava na mão ou na máquina, se esfrega ou deixa de molho, se usa água quente ou seca no sol… São diversas perguntas que vou tentar responder hoje aqui para você.

Você pode até achar clichê, e talvez seja mesmo, mas tudo na vida precisa de categorização – a segunda etapa da organização que já aprendemos. Isto significa que antes de qualquer lavagem, precisamos fazer a pré-seleção das peças, ou seja, roupas brancas com roupas brancas, coloridas com coloridas e pretas com pretas. Depois de separar por cores, é hora de fazer a seleção por tecido. Feitas essas duas etapas da categorização, poderemos avançar com alguns truques para você conservar suas peças como novas. Então vamos lá.
Roupas brancas sempre brancas
Como muita dona de casa já sabe, muitas pessoas acabam utilizando produtos químicos como cloro para ter esse feito. E realmente ele embranquece. Porém, o uso da química por um tempo prolongado danifica as fibras do tecido, o que fará com que ele tenha menor durabilidade.
Por isso, prefiro o uso de produtos naturais como o bicarbonato de sódio e o limão, pois além de serem bem mais barato que os químicos, darão maior durabilidade às suas roupas.

O que costumo fazer quando as roupas brancas estão um pouco engorduradas, principalmente peças de cozinha, é ferver água quente e junto dela misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Coloco as roupas brancas submersas nessa mistura até a água esfriar. Assim que esfria faço a lavagem normal na máquina de lavar.
Caso alguma dessas peças esteja manchada, acrescento um esguicho de água oxigenada na mancha antes de submergir a peça na água quente com bicarbonato. Ela sai branquinha sem muito esforço.

Se for roupa de uso comum, peças suas, sugiro dissolver uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo d´água e acrescentar essa mistura na hora da lavagem. Você também pode substituir o bicarbonato nessa situação, por suco de limão sem açúcar.
Tirar o aspecto amarelado das peças
Para esta situação, geralmente faço uso de um copo de vinagre branco com álcool misturado em 1 litro de água e deixo a roupa de molho por 30 minutos. Depois, faço a lavagem normal das peças.
Como retirar odores
Se a situação aqui for de suor, desodorante ou até mesmo o cheiro de perfume, há três poções, se é que eu posso chamar assim, que podem te salvar. A primeira é fazer uma pastinha de bicarbonato de sódio com água, passe essa mistura nas zonas críticas da peça. A segunda, é o uso do vinagre branco com álcool. Misture o vinagre e a água na mesma proporção e coloque num borrifador e borrife nas zonas críticas. Já a terceira opção é o uso de suco de limão com água. Use sempre a mesma proporção dos dois e molhe um pano ou esponja nessa mistura e passe nas partes de suor e/ou cheiro.

Todas as três opções eu deixo agir por 10 minutos na peça e depois concluo com a lavagem convencional.
Retirada de manchas
Não sendo mancha de água sanitária, todo o restante pode ser resolvido! Se for alguma mancha de gordura (óleo, azeite, maionese…), você pode colocar um pouco de talco na área afetada, esperar esse talco absorver a gordura por um dia e depois fazer o processo de lavagem normalmente.
Se o que manchou for chiclete, pegue um pedaço de gelo e aplique sobre o chiclete, a tendência é ele endurecer e sair inteiro na sua mão.
Já se for de maquiagem, faça uma mistura de proporções iguais de água e vinagre branco com álcool, aplique sobre a parte manchada através de um borrifador, deixe atuar por 30 minutos e depois lave a peça.
Você é enfermeira (o) e sujou de sangue? Ou seu filho que caiu, ralou o joelho e sangrou na roupa? Não tem problema! Aplique um esguicho de água oxigenada na parte com sangue, aguarde agir por 30 minutos e depois lave a peça.
Veja as etiquetas
É importante sempre que você olhe as etiquetas das peças, nelas estão contidas as informações de lavagem e passadoria para melhor conservação das peças. O ideal é que você sempre as respeite.
Outra dica importante é lavar sempre por grupos de roupas similares, ou seja, só as roupas que você sabe que não soltam tintas, só as roupas brancas, só as pretas e por aí vai. As roupas que possuem pedraria ou de lã, minha preferência é lavar à mão para não danificar o produto.
Roupas com zíper e botão
Este é um truque muito importante que poucos conhecem. Você sabia que suas camisas, aquelas cheias de botões precisam ser lavadas com os botões abertos? Sim, pois o bater da máquina com os botões fechados, pode fazer com que eles quebrem ou se soltem no atrito. Por isso, botões, sempre abertos. Já as de zíper é o contrário. As peças que têm zíper, como calça jeans e jaquetas, precisam ser lavadas fechadas. Essas peças abertas podem danificar outras roupas na lavagem, podendo até rasgar ou furar. Além de poder estragar o zíper e você ter de trocar ele depois. Por isso recapitulando, botões sempre abertos e zíperes sempre fechados, ok?
Brinquedos
Sabia que os brinquedos infantis podem ser lavados na máquina de lavar? Pois é! Você pode usar aqueles saquinhos que vão na máquina para colocar todas as pecinhas pequenas do seu filho e lavar com sabão de coco ralado, e colocar um pouquinho de vinagre sem álcool no enxague que é um ótimo anti-bactericida também.
Lavagem da máquina de lavar
Tenho certeza de que você nunca parou para pensar nisso, não é mesmo? Mas meu amigo (a), a máquina de lavar também precisa de limpeza. Podem ficar pedacinhos de fios por ela, a gordura das roupas impregnadas no tambor… O que recomendo é iniciar o processo de lavagem da máquina sem nada dentro. Quando ela estiver no modo “molho”, coloque um copo de vinagre branco com álcool e deixe lá de molho até que ela termine o processo normalmente. Qualquer resquício da lavagem anterior vai embora. E se você me achar com pouca consciência ecológica por causa do desperdício de água, digo para você aproveitar a água que for mandada embora da máquina para reuso na limpeza do chão da sua casa.
Passadoria
Essa dica é valiosa, principalmente se você odeia passar roupa. Estenda suas roupas assim que o processo da máquina terminar. E quando digo estender, quero dizer para pendurar suas roupas recém lavadas em cabides de acrílico ou até mesmo aqueles que vem da lavanderia, pendurados no varal. A roupa secará praticamente da forma que precisa ir ao corpo, e o trabalho de passar será bem menor do que aquele que você está acostumado a fazer.

Estes são os meus truques que foram testados por mim e que aplico na minha casa. Espero que eles possam ajudar na lavanderia da sua também.
E você? Tem algum truque para dividir comigo? Conte para mim como funciona esse processo na sua casa, vou adorar saber.

É isso! Conte sempre comigo para ter uma casa organizada e consequentemente uma vida organizada. Até a próxima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *