18 de novembro de 2016
Compartilhar:

Organização de sapatos

Categoria: #organize

A primeira coisa que tenho a dizer sobre os sapatos é o enorme trabalho que eles têm diariamente em nos carregar de um lado para o outro, por muitas horas e às vezes dias. Esse andarilho todo traz consigo também alguns vermes, bactérias e, às vezes, até coliformes fecais para dentro da sua casa. Dúvida? Quantas vezes você ouviu na televisão especialistas dizendo para retirar os sapatos ao entrar em casa? Algumas, tenho certeza! Quando se tem criança então, isso se torna ainda mais obrigatório.

No oriente é normal o hábito de chegar em casa e a primeira coisa a se fazer é retirar os sapatos, limpá-los e deixar arejando. Já aqui no Brasil, isso ainda nos causa estranheza, justamente por não ser comum e também porque quem nos pede para tirar os sapatos não está preparado para receber-nos em sua casa.

Quando vou atender um cliente, nos dias de organização, a primeira coisa que faço é retirar meus sapatos, deixando-os na lavanderia, e coloco uma meia antiderrapante para trabalhar. O cliente não pede, mas eu faço mesmo assim. Já quando você vai visitar algum amigo que tem esse hábito, geralmente ele te oferece uma meia, que você não faz ideia de quantos pés já a utilizaram, ou um chinelo que raramente tem seu número. Dessa maneira nunca iremos nos acostumar com este hábito, porque ele se torna constrangedor ao invés de interessante. O ideal é que quem têm este hábito em casa, tenha por perto opções descartáveis para seus convidados ou avise-os do hábito antes da visita, assim eles também poderão estar preparados.

Introdução de higiene dada, agora vamos falar da organização dos sapatos
Como usamos os sapatos geralmente por muitas horas ao dia, o ideal é sempre retirá-los ao chegar em casa e deixá-los arejando na lavanderia. Isso irá retirar a umidade deles, evitando os maus odores como chulé. Um excelente truque é polvilhar bicarbonato de sódio dentro dele para retirar os odores. Já para limpá-los, é importante utilizar um pano úmido com vinagre branco de álcool na sola para retirar todas as impurezas que, por ventura, entrariam na sua casa. Essa dica vale para todos os tipos de sapatos, masculino ou feminino, de salto ou rasteirinha, sapatos ou tênis. Deixe os sapatos arejar por 24h e os tênis de corrida por 48h, pelo menos.

Somente após os sapatos estarem limpos é que podemos guardá-los. O recomendável é você categorizar os itens, ou seja, separar os sapatos por uso diário ou festa, esportivos, chinelos, os de salto dos sem saltos… E também separar por cores. Após a categorização é hora de implantar os produtos e para isso há uma enorme variação de organizadores para te ajudar.

O ideal é não utilizar as caixas de papel, pois esse tipo de material não deixa os sapatos respirarem, por isso prefira sempre prateleiras, nichos ou produtos organizadores adequados. Veja alguns abaixo:


A sapateira flexível é ótima para você que não tem espaço algum em casa. Ela pode ser guardada inclusive debaixo da cama, o que torna esse tipo de organizador bem prático. Para organizar os sapatos aqui, é necessário categorizar os itens, que podem ser por uso diário, ou guardar somente os de festas, os chinelos e por aí vai…


Essa sapateira pode ser usada na porta do quarto, mais uma vez otimizando os espaços que você tem em casa.


Essas caixas geralmente possuem orifício para entrada e saída de ar o que deixará o produto respirar adequadamente. Além desse benefício, por ser transparente, você pode olhar todos os sapatos na caixa, o que evitará o desperdício de tempo abrindo caixa por caixa para saber o que tem lá dentro.


Os saquinhos são ótimos pela respirabilidade dos produtos e a faixa transparente facilita ver os calçados lá dentro.


Esse organizador faz com que os pares fiquem um sobre o outro, reduzindo o espaço onde serão guardados, o que dá oportunidade de acomodar mais pares.


Esse organizador evita que as botas deformem, fazendo um enchimento dentro delas. Você pode substituir esse produto por boia macarrão de piscina, sabe? Você corta ele na altura da bota e pode utilizá-lo para enchimento. Cumpre a mesma função.


Bom, agora além dos produtos organizadores, vale também sua criatividade e o espaço que tem para guardar seus produtos. Algumas ideias bem bacanas:

Galeria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019