2 de setembro de 2016
Compartilhar:

Etapa 7 e 8 da organização: Revisão e Manutenção

Categoria: #organize

Esta semana finalizaremos nosso processo de organização falando das duas últimas etapas: revisão e manutenção. Depois de feito o descarte de itens não utilizados, a categorização dos itens por grupos, o planejamento dos espaços, a limpeza, a implantação de cada coisa em seu lugar, a identificação da moradia dessas coisas, agora é a hora de revisar toda a organização realizada.

Sim amiga (o)! Eu sei que você teve um trabalhão em seguir cada uma dessas etapas e colocá-las todas em prática. Mas, por mais que você se esforce, por mais que você ache que está tudo perfeito, pode ser que alguém na sua casa não esteja concordando com você. Não fique chateada (o)! Sei que você fez tudo com muito carinho e amor, mas não se esqueça que o princípio primordial da organização é fazer com que ela seja funcional para as pessoas que moram na residência, e por isso nem sempre o que está bom para você, pode ser para o outro. Nessa hora, é que entra nossa sétima etapa, a revisão.

É importante você conversar com as pessoas que moram com você e saber o que elas estão achando da sua organização. Algumas podem dizer que preferem a gaveta das calcinhas/cuecas em um outro lugar, que as coisas da cozinha estejam difíceis de encontrar… Por isso é preciso rever todo o seu trabalho e fazer as modificações necessárias para que as outras pessoas também se sintam felizes com a organização e o novo lar dos objetos a partir de agora. A dica valiosa que posso te dar nesse momento é realmente ouvir. Não tente justificar porque você colocou tal coisa em tal lugar, não vai adiantar. Ouça atentamente o que as outras pessoas na casa querem e ajuste! Não se sinta desmotivada (o), é supernormal isso acontecer. A revisão faz parte da minha rotina de trabalho de personal organizer. Já pensou se eu desistisse? Jamais! Pelo contrário, quero ver cada pessoa da casa feliz, mantendo a organização feita, e assim nunca mais se esquecerão do benefício que eu pude proporcionar a elas. Você também será lembrada (o) por esse carinho, vai por mim! Cada pessoa é diferente, a percepção sobre as coisas muda de pessoa para pessoa, então ouça-as. Essa também é uma boa oportunidade de além de fazê-las felizes, você também aprender a lidar com as diferenças.

Depois de ouvir atentamente os outros moradores e fazer os ajustes necessários, será rotina você fazer uma manutenção por algum período. Na casa dos meus clientes eu sempre marco uma manutenção 30 dias após a entrega do projeto de organização. Você deve estar se perguntando o porquê. Então, sempre tem alguma coisinha para ajustar, como os armários com camisas penduradas em lugares errados, as toalhas sem dobra correta, produtos fora do lugar e por aí vai. Por essa razão sempre retorno 30 dias depois para fazer os ajustes ou ensinar melhor as pessoas que ficarão responsáveis por essas coisas na casa. Oriento você a se programar também para fazer a manutenção na sua casa. Não vai te custar nada e serão apenas algumas horinhas de um dia que você se dedicará a isso. Se você arrumar o quarto do seu filho ou filha, ensine ele como a manter cada coisa em seu lugar.

Ensine a dobrar as meias certinhas, como guardar os cintos… Se for criança então, melhor ainda! É na tenra infância onde ensinamos os hábitos para uma vida toda, e pode ter certeza, de que você formará um adulto muito melhor, mais seguro de si para ele mesmo, e para a humanidade.

Encerramos aqui o nosso ciclo das 8 etapas da organização. Você ficou feliz com as nossas dicas? Deixe seu comentário aqui! Quero tanto ouvir sua experiência, sua percepção sobre as coisas que eu disse. Ah! E se tiver uma sugestão para os próximos artigos, por favor me fale. Vou adorar te ajudar e tirar suas dúvidas!

As etapas acabaram, mas a coluna está só começando! Te espero sexta que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019