9 de dezembro de 2016
Compartilhar:

Dicas de como fazer mala de viagem

Categoria: #organize

Finalmente entramos no último mês do ano. Para muitos é o término de um ciclo e para outros já é hora de planejar 2017. Falaremos sobre isso ainda esse ano na coluna, mas hoje quero dizer sobre a parte boa do final do ano. Aliás, uma delas: férias! Quem não torce logo para o ano acabar, para iniciar as férias escolares e coletivas no trabalho? Todo mundo quer descansar desse ano pesado que foi 2016. E para isso, nada melhor que uma boa viagem para distrair a cabeça e relaxar, não? Certamente a viagem nem precisa ser longa, pode ser apenas um final de semana. Agora o que eu sei é que antes da viagem começar, existe o stress de fazer a mala. Eita item para ser amado por uns e odiado por outros. Ninguém nunca sabe a quantidade de coisas a levar, sempre rola um arrependimento por ter deixado algo de lado ou uma frustração por excesso de bagagem, estou certa?

Você sabia que existem cursos específicos para organização de mala? E que esse também é o trabalho de um personal organizer? Aliás, sempre digo isso aqui. Quando abri minha empresa, a Oliva Organizer, sempre foi na intenção de ser uma “facilitadora do lar” e estou seguindo essa máxima sempre. E fazer a mala, é um dos nossos serviços. Por isso, hoje vou te passar umas dicas básicas que poderão ajudá-lo (a) nas suas próximas viagens. E garanto que, no mínimo suas malas serão mais organizadas daqui para frente, com toda certeza.

A primeira coisa a se fazer é pensar sobre o lugar onde você irá e quais atividades você fará neste lugar. Se você já tiver isso planejado já é um grande passo. Como por exemplo: vou a um resort na praia e minha intenção é ficar o final de semana inteiro tomando sol ou curtindo a praia e piscina. Bom, com essas dicas é fácil saber que precisa levar roupas de banho, saídas ou toalhas. Além disso, você também já sabe que o lugar será quente, então o que irá prevalecer são roupas frescas.

Levando em consideração meu exemplo, como devo organizar essa mala? Se a pessoa passará um final de semana em um resort querendo apenas aproveitar sol, mar e piscina, preciso planejar as roupas para o dia e roupas para a noite, principalmente se for sair para almoçar/jantar. A melhor dica que posso te dar e, para mim é a mais importante, especialmente quando o cliente é uma mulher, seria montar “looks”. Sempre reutilizo a parte de baixo, ou seja, pego um shorts sem muita estampa, mais básico, e combino com pelo menos duas blusas. Isso me dá a flexibilidade de ter dois looks, ou seja, uma peça versátil que posso usar em dois dias. Só aí já economiza um espaço na mala. Ainda no caso das mulheres, também gosto de optar pelas peças únicas (vestidos, macacões…), o que também economiza espaço na mala. Para você mulher, tente montar esses looks de roupa de baixo com as duas opções da parte de cima mais os acessórios que você usaria com aquelas peças e tire fotos. Varie nos acessórios, como peças para dia e outras para noite. Faça o mesmo com as roupas de banho, escolha seus biquínis/maiôs e acessórios. Não se esqueça que nos acessórios, estou incluindo bolsas, cintos e sapatos, caso queira usar. Definidas as roupas, opte em dobrá-las e guarda-las juntas na mala em um saquinho de TNT ou organza. Essa dica, facilitará e muito quando você checar no local de destino. Você não precisará ficar procurando as peças, além de ser também mais fácil para fazer desfazer e refazer a mala na necessidade.

No caso dos homens, que raramente pensarão no “look do dia”, pense na versatilidade de combinar suas bermudas entre camisetas, polos e camisas. Pense em também reutilizar a parte de baixo, isso deixará sua mala mais leve.

Para os tipos de dobras, recomendo não fazer muitas dobraduras nas roupas, principalmente porque o espaço da mala é pequeno e dobras demais criam vincos nelas. Não tem coisa mais desagradável que chegar na sua viagem, e ter de passar roupa porque amassou tudo. Por isso, duas soluções: a primeira é levar tecidos que pouco amassam e a segunda é dobrar o mínimo possível.

No caso de camisas sociais ou peças molinhas que você sabe que irão amassar, mas não quer abrir mão delas, pense em colocar um papel sulfite no meio da dobradura e guardá-la em cima de todos os outros itens na mala, do lado oposto as ferragens. Isso ajudará a amassar menos.

Falando sobre como armazenar os objetos na mala, vamos por partes: calças sempre ao fundo perto das ferragens – alguns guardam aberta com as pernas para fora e outros para dentro. Para mim é mais questão de gosto do que de fato estar atrelado a espaço ou amassar ou não amassar. Depois das calças as bermudas e shorts. Uma dica importante para economizar na altura da mala, é intercalar os cavalos das calças, bermudas e shorts. É fundamental que os tecidos mais pesados, fiquem sempre embaixo, próximo da ferragem. Posteriormente, as blusas, camisetas e polos vão em cima das calças e bermudas. Utilize os vãos entre as roupas para guardar roupas íntimas, meias, cintos, acessórios… Uma dica valiosa se você levar calçados fechados (sapatos e tênis) é usar o espaço interno deles para acessórios e meias.

Com relação ao que levar, sempre sugiro no local de calor, ao menos uma peça de frio (calça e blusa de frio) e no local de frio, apenas um item de calor (vestido para mulheres e bermuda para homens) e uma roupa de banho. Por mais que no frio você nunca pense que usará sunga ou biquíni, pense que nesses lugares podem haver uma sauna, uma piscina aquecida… E você não vai deixar de aproveitar porque não levou a roupa né?

Acredito que essas dicas vão melhorar seu modo de planejar uma mala daqui para frente. E eu espero mesmo que você tenha esse progresso e aproveite muito as suas férias! E não se esqueça, de férias ou não, todas as sextas-feiras às 15h nos encontramos por aqui. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019