21 de outubro de 2016
Compartilhar:

Como guardar produtos in natura

Categoria: #organize

Em tempos de crise evitar o desperdício é mais que necessário. Nós já informamos aqui na coluna como economizar na compra de supermercado. Agora vamos orientar você como guardar os produtos in natura de maneira adequada.

Muitas pessoas possuem o hábito de guardar tudo o que é aberto na geladeira, além de algumas frutas e legumes. Mas será que todas elas exigem esse armazenamento?
Conservar os produtos de maneira adequada fará com que eles durem por mais tempo, e evitará o desperdício de eletricidade diminuindo o consumo, e até sobrar espaço na geladeira.

Alguns alimentos são melhores conservados em temperatura ambiente, como são os casos de: cebola, batatas, alho, café, banana, mel, melão, pão, morangos e maçãs. Se assustou? Vamos explicar caso a caso.

Cebola

Se você guarda suas cebolas na geladeira, você corre o risco de elas emitirem odor para outros alimentos. Dentro do refrigerador, o contato direto com a umidade faz com que elas amoleçam. Caso você tenha cortado a cebola e sobrou um pedaço, aí sim vale a conservação na geladeira, desde que ela esteja em um recipiente bem fechado e permaneça por pouco tempo.

O melhor local para guardar as cebolas é em local escuro, como a despensa em sacos de papel ou caixas de madeira. E é importante evitar que elas criem brotos, caso criem, plante-as.

Batata

A umidade da geladeira faz com que as batatas mudem sua textura e sabor, por isso evite guardá-las no refrigerador.

O lugar ideal para conservar esse alimento é em local escuro e fresco, que evitará que germinem. Você pode guardá-las em caixas de madeira, papelão, sacos de papel ou sacos de juta. E evitar que elas criem brotos.

Alho

O alho na geladeira fica suscetível a estragar, e pode até tornar-se não comestível devido a umidade, já que a textura se torna macia e elástica. Até mesmo o alho cortado não se conserva na geladeira.

A guarda ideal é na despensa em sacos de papel que evitará que criem brotos.

Café

Esse item é polêmico, porque muitos preferem na geladeira e outros não. Porém nesse caso, guardar ou não guardar o café, se torna realmente questão de gosto. A preferência é que não seja guardado no refrigerador devido à grande probabilidade de ele absorver odores. O importante é mantê-lo em potes bem vedados independentemente do local de guarda.

Banana

As bananas na geladeira não amadurecem rapidamente. Aprendi isso com um feirante, por isso se você quer que elas durem mais, enrole-as em um pano de prato e guarde na gaveta da geladeira. Isso evitará que elas amadureçam rápido e fiquem pretas. Agora se a tua intenção é comê-la rapidamente, guarde-a em um cesto em temperatura ambiente. Elas estão verdes e você quer comer logo? Experimente colocá-las perto de maçã.

Mel

O mel por ser um produto natural ele mesmo se conserva sozinho. Nem aberto você precisará mantê-lo na geladeira. Inclusive se guardar no refrigerador ele pode cristalizar e você terá trabalho para consumir o produto.

O ideal é usar potes apropriados e mantê-los em armários e/ou despensa.

Melão

O melão é um poderoso antioxidante. E para manter os níveis de antioxidantes presentes na fruta, pesquisas indicam que se mantenha em temperatura ambiente até o amadurecimento. Caso você tenha aberto e guardou as fatias na geladeira, é adequado que consuma a fruta rapidamente.

Por isso o local de guarda ideal é em um cesto de frutas, e só ir para a geladeira se aberto e consumir rapidamente.

Pão

O pão na geladeira acelera o processo de degradação, modificando a textura e o sabor. Se sobrou algum pão e você não irá consumi-lo rapidamente, o ideal é que você o congele.

Para conservar o pão fresco, o ideal é consumir em até um dia. Você pode guardá-lo em temperatura ambiente em sacos de papel ou enrolados em pano seco.

Morango

Os morangos na geladeira mudam sua textura e sabor, além de acelerar o risco de criação de bolores devido a umidade.
O melhor local para armazenamento é em temperatura ambiente.

Maçãs

As maçãs duram em média de duas a três semanas fora da geladeira, então não tem necessidade de mantê-las no refrigerador.

O local ideal de guardar é em cestas de frutas ou em caixas de madeira. Só evite que elas fiquem próximas a bananas para evitar o amadurecimento rápido das bananas.

Dicas valiosas essas né? Tenho certeza de que algumas delas, ainda foram novidades para você. Espero que as aproveite e que seus alimentos durem bastante para evitar o desperdício.

Continue contando comigo para uma casa organizada e consequentemente uma vida organizada. Até semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019