28 de outubro de 2016
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Como estabelecer rotina para empregada doméstica

Categoria: #organize

Alguma vez você parou para pensar em criar uma rotina para a funcionária que trabalha na sua casa? Tenho encontrado essa dificuldade por parte dos meus clientes e, por este motivo, resolvi falar sobre esse assunto no artigo dessa semana.

Você deve estar se perguntando o que eu tenho a ver com isso como personal organizer, né?! Explico-me. A missão da minha empresa, Oliva Organizer, é ser facilitadora do lar, ou seja, somos especializados em tudo o que envolver uma organização residencial. E a rotina da doméstica, é um dos serviços que ofereço em minha empresa.

Conheço muitas pessoas que contratam o serviço de doméstica para executar as tarefas da casa como: cozinhar, lavar, passar e/ou limpar. Já os períodos de contratação são diversos, podendo ser diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou esporadicamente. Ok, até aqui sem novidade para você. Então te pergunto, quantas vezes você contratou um auxiliar e na entrevista questionou o tempo que ele demora para executar cada tarefa? E quantas vezes você perguntou como ele limpa ou lava cada coisa? E o tempo que ele demorou no trânsito para chegar na sua casa ou qual meio de transporte usou? Se você respondeu “nenhuma” para ao menos uma dessas perguntas, está na hora de rever seu modo de contratação.

Nós temos o hábito comum de reclamar e dizer que as pessoas não funcionam ou não servem para o trabalho, mas esquecemos da responsabilidade que temos quando contratamos. O funcionário contratado jamais saberá o seu gosto pessoal pela comida ou pela limpeza se você não diz como gosta que seja feito. Assim como você acha que eles chegam tarde ou vão embora cedo se você não sabe quanto tempo eles demoram para realizar cada atividade.

Sabendo de tudo isso, vamos organizar essa rotina?

Partindo do pressuposto que você teve boas referências e muita empatia pelo futuro contratado:

A primeira coisa a fazer é saber a localização onde seu funcionário mora, quanto tempo levará de deslocamento de ida-volta para sua casa e o meio de transporte (que poderá ser incluso no valor que você pagará).

A segunda, é entender como essa pessoa realiza as tarefas que você quer que ela execute na sua casa e quanto tempo leva para finalizar cada coisa.
A terceira, é combinar o período de contratação, determinar o horário de trabalho e a forma de pagamento.

Após as três etapas acima estarem acordadas entre as partes, é hora de organizar as tarefas dentro de casa. Crie uma agenda de acordo com o período que a doméstica irá trabalhar (por dia ou por semana, não estenda mais que isso). Imprima esse papel e deixe em um lugar visível (geladeira, lavanderia…).

Nessa agenda precisarão constar as tarefas que a doméstica deverá realizar por dia e com horário determinado, ou seja, tudo o que ela deverá fazer por dia, como por exemplo: Segunda (09h – trocar os lençóis das camas, 09h30 trocar as tolhas, 10h tirar pó, 11h lavar banheiro, 12h fazer almoço…), o horário colocado no exemplo precisa respeitar o período de entrada e saída acordados, bem como o tempo que a funcionária demora a executar cada atividade.

Além da determinação do que a auxiliadora deverá fazer no dia, é importante também ter anexos explicando como você quer que o trabalho seja feito, ou seja, seguindo meu exemplo da segunda-feira, se ela for trocar os lençóis, qual lençol ela deverá substituir? E as toalhas? Sobre tirar o pó, de que forma ela deverá fazer isso? Com espanador? Com pano úmido ou seco? Para lavar o banheiro, quais produtos ela deverá usar? Como deverá limpar o box, a privada? E para o almoço, qual a preferência do cardápio? Deixe a receita.

É essencial determinar o que ela tem de fazer no dia, estabelecendo horários e como deverá fazer cada coisa. Essa organização facilita o dia-a-dia dela, deixando-a mais produtiva e eficaz e, com certeza, você bem mais satisfeito, uma vez que o dia rende, pois tudo o que você queria que fosse feito foi realizado, e mais ainda, da forma como queria que fosse. Essa harmonia deixará ambos felizes, pode acreditar!

Espero que de agora em diante você não relute mais em contratar um funcionário, e entenda a responsabilidade que você tem nos primeiros dias para que tudo saia em perfeita harmonia para uma parceria eterna.

Continue contando comigo para organizar sua casa e consequentemente sua vida.

Se você tiver sugestão de temas para os próximos artigos, me mande e-mail no contato@olivaorganizer.com.br ou deixe sua sugestão aqui nos comentários. Terei o maior prazer em recebê-los. Até semana que vem.

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