24 de maio de 2017
Compartilhar:

Você precisa de organização?

Categoria: #organize

Neste mês de maio, a Oliva completa 1 ano de vida. E apesar do pouco tempo de existência da empresa, tivemos várias experiências. Eu, pessoalmente, tive diversas empreitadas como por exemplo me tornar uma colunista semanal em um jornal de Limeira, depois fui convidada por outro veículo na cidade para fazer uma coluna ao vivo na página do Facebook deles, também dei aulas de organização na Dona Resolve, participei de eventos e workshops de organização, fora os mais diversos tipos de clientes atendidos. E foi com cada um deles que aprendemos a ser uma empresa cada vez melhor. E nesse aprendizado contínuo, a primeira coisa que descobrimos é que não tem fórmula mágica para empreender, assim como também não tem fórmula para um serviço que é totalmente personalizado.  Cada novo cliente, um novo desafio, uma nova empreitada e isso que nos desafia a ousar e batalharmos a ser sempre melhores.

Mas de tudo o que vivenciamos nesse ano, algumas dúvidas são sempre comuns nas pessoas que procuram a Oliva. E visando desmistificar algumas coisas, resolvi escrever esse artigo. Vamos por tópicos:

  • Organização é para todos?

Não! Organização não é para todos. Organização é para quem enxerga que precisa dela. Se você sente que não sabe por onde começar, precisa de ajuda, ai sim a organização é para você.

  • Organização é só para casas grandes?

Não! Pelo contrário, quanto menor a casa, mais organizada ela precisa ser. Em casas pequenas qualquer espaço é valioso. E para conseguir isso, a otimização através das dobras, padronização de cabides e soluções personalizadas é fundamental para ter uma casa mais harmônica.

  • Você perde tempo procurando coisas em casa?

Se isso acontece com você, você precisa de organização! Isso porque se você nunca encontra ou demora para achar o que procura, significa que elas estão colocadas no lugar errado. E tempo é um dos bens mais valiosos da atualidade. A organização é sistêmica, uma vez organizado, você passa a encontrar as coisas intuitivamente, porque tudo faz sentido, funciona como uma orquestra sinfônica.

  • Na sua casa, é comum encontrar produtos vencidos na despensa ou comidas estragadas na geladeira?

Se a resposta for sim para uma das coisas, você precisa de organização. Quando organizamos a casa, passamos a saber cada coisa que temos dentro de casa, nos armários, despensa, geladeira… Você organiza os produtos na cozinha por ordem de validade e enxerga tudo o que está armazenado. Raramente alimentos estragarão por validade, somente se você viajar por um longo período, mas não por relapso.

  • Você passa muito tempo na rua e quando chega em casa quer relaxar sem preocupações?

Se você passa muito tempo fora, sem condições de acompanhar limpeza e rotina doméstica, mas mesmo assim acha esses dois itens indispensáveis. A organização é para você! A casa organizada, melhora a rotina e a funcionalidade no dia-a-dia, o que auxilia a limpeza e tudo passa a funcionar intuitivamente, seja para os moradores como para os funcionários. Além disso, um dos serviços da organização (ao menos da Oliva) é estabelecer a rotina doméstica para funcionários.

  • Personal organizer é um serviço caro?

A organização é um serviço personalizado e por isso diferenciado. Ele exige estudo, técnicas e metodologia que somente quem fez cursos e laboratórios estará preparado para executá-lo com eficiência. Porém o valor de orçamento é feito pelo volume de coisas, tamanho do espaço a ser organizado e o tempo que levará a ser organizado. Por isso não existe um valor padrão para cada cômodo, existe a base de orçamento (volume x espaço x tempo) e a analise de cada serviço para cada cliente, por isso “organização personalizada” em português.

  • Como escolher o profissional correto?

O que costumo dizer é que você precisa comparar o profissional de organização como qualquer outro prestador de serviços. Pesquise referências do trabalho, procure saber se ele tem certificação, experiência, olhe as redes sociais, site… Pesquise. Busque informação sobre o profissional e avalie se os serviços que ele apresenta é o que você espera realizar na sua casa. Depois de escolher, a visita técnica é essencial para você definir se aquele profissional deverá ser contratado ou não. Para a organização, é preciso ter empatia. A gente permanece muitas horas, às vezes dias na sua casa, mexendo nas suas coisas, nas roupas íntimas da família. Você não abre a porta da sua casa para qualquer pessoa, então não faça o mesmo para qualquer prestador de serviço. Então, o que posso alertar é que pesquise, busque referências, conheça. Você saberá quem valerá a pena, como você sempre fez com os outros prestadores de serviço que já contratou.

Espero que esses itens acima ajudem você a esclarecer um pouco da funcionalidade do trabalho de um profissional de organização. Em que momentos atuamos, como deve ser feita a contratação, o que esperar do personal organizer e como podemos te ajudar.

Eu sigo em frente, estudando, lendo, praticando, trazendo parcerias para a empresa, e buscando sempre melhorar para poder fornecer sempre o melhor serviço, seja através dos conteúdos no blog e redes sociais, seja através da consultoria online ou prestação do serviço presencial. Quero sempre fazer o melhor e é isso que busco para seguir rumo ao segundo ano da Oliva Organizer. Com o qual tenho todo o meu amor e dedicação.

Um brinde ao primeiro ano! E para você, conte sempre comigo para obter uma casa organizada e consequentemente uma vida organizada.

Nos vemos no próximo artigo! Cheers! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019