26 de agosto de 2016
Compartilhar:

Etapa 5 e 6 da organização: Implantação e Identificação

Categoria: #organize

Esta semana vamos continuar nosso processo de organização falando de duas etapas complementares. Depois de feito o descarte, a categorização, o planejamento e a limpeza, agora é a hora de implantar os objetos nos seus devidos lugares e identificar o local correto de cada um deles. Sendo assim, a quinta etapa da organização consiste na implantação, e a sexta etapa na identificação.

Há algumas semanas na etapa três, a do planejamento (veja aqui), foi onde aprendemos a olhar todos os objetos que ficaram após o descarte e categorização e pensarmos na funcionalidade deles, atribuindo o espaço onde morarão, para facilitar a vida das pessoas. Logo, depois de pensarmos onde cada coisa deverá morar, chegou a hora de colocarmos eles em seus devidos lugares! A implantação é isso! Depois de planejar os espaços, realizar a limpeza, agora é hora de guardar tudo.

Há algumas regras importantes na hora de armazenar cada item, como por exemplo nos armários do quarto ou closet, em que tudo seja guardado de forma que todos os itens fiquem visíveis. Lembra do ditado “o que não é visto, não é lembrado”? Por isso, é chegada a hora de aplicar essa máxima com afinco. Empilhar as roupas é arrumar sem critério, e como você já está em uma etapa bem avançada, acredito que aplicará a regra da forma correta.

Organize tudo com lógica, fazendo com que todos os itens fiquem acessíveis e à vista. Não importa o lugar em que os objetos irão morar – essa escolha é exclusivamente sua, o que importa é que eles fiquem práticos e funcionais para o dia-a-dia, evitando a perda de tempo de procurar uma roupa e não encontrar. Isso vale para os nichos dos armários, araras, gavetas, sapateiras, etc.

Já na cozinha, que é o lugar da casa com maior probabilidade de proliferação de bactérias e doenças, existe uma outra regra a ser aplicada e não de menor importância: a data de validade e preservação dos alimentos. É na cozinha onde sentimos o maior benefício palpável da organização, porque é através dela que sentimos a economia financeira. Acha estranho eu dizer isso? Tenho certeza de que algumas vezes você foi ao supermercado e comprou itens repetidos porque não se lembrava do que tinha na despensa. Estou enganada? Agora coloca na ponta do lápis o valor de cada coisa extra que você já comprou sem precisar. É uma boa grana, não? Pois bem, seguindo todas as etapas que demos, tenho certeza de que isso não voltará a acontecer. Por isso, ao organizar sua despensa, use o critério do planejamento aprendido na etapa 3. Organize os itens com a data de validade crescente – menor validade sempre à frente. Se recorda da imagem da despensa que coloquei na etapa do planejamento? Então, organize os itens sempre da esquerda para a direita enfileirados, e na mesma fileira somente a mesma categoria, ou seja, fileira de óleos, depois de massas, molhos e por aí vai. Lembrou? Ah, também é de suma importância avisar que todas as compras recém-chegadas do supermercado sigam este critério. Sendo assim, as novas compras ficam no fundo do armário respeitando a categoria de sua fileira. Sabe porquê? Porque muito provavelmente, os itens novos tem maior validade do que as que já estão na sua casa, por isso elas devem ir ao fundo, respeitando as datas de validade das fileiras.

Além da despensa, outro lugar de importância na cozinha é a geladeira. Mais para frente, eu vou te ensinar a organizar cada parte da sua casa em maiores detalhes, mas como queremos que sua família permaneça saudável, já vou explicar um pouquinho aqui. É importante que alimentos delicados, como lacticínios e queijos, fiquem sempre na parte mais fria da geladeira – a gaveta ou prateleira abaixo do congelador. Na primeira prateleira, ficam leite, iogurtes, ovos, manteiga…. Na segunda e na terceira prateleiras, pode se guardar os alimentos em descongelamento e os já prontos, conservados em potes de vidro vedados. Na parte mais baixa da geladeira guarde as frutas, legumes e verduras. Lembre-se de separar as categorias: frutas com frutas, legumes com legumes e assim por diante. Na porta da geladeira ficam somente os industrializados, como ketchups, mostardas, refrigerantes, água…. Dessa forma, você conservará melhor seus alimentos e evitará doenças como salmonela.

Em todos os outros cômodos, como sala, banheiro, lavanderia, garagem, entre outros, basta seguir a regra do planejamento – pensando na funcionalidade e praticidade, agrupando cada item por categoria, deixando sempre todos as coisas visíveis e a mão. Assim a organização estará facilitando e muito a rotina do seu lar.

Você tem dúvidas se depois de todas essas etapas realizadas as coisas serão mantidas em seu lugar? Bom, é aí que entra a nossa etapa 6 da organização: identificação. A identificação serve para dar nome aos lugares onde as coisas irão morar. Parece bobo? Mas pode ter certeza de que sem isso o caos poderá se instalar. Não se esqueça de que o bagunceiro tem o hábito de pegar as coisas e sair deixando espalhadas pela casa. Pois bem, então se cada item tem destino, é só aplicar a regra de guardar tudo em seu devido lugar de origem. Retirou, usou, guardou. Onde? Onde está escrito o nome do objeto.

No mercado há diversos etiquetadores com fita adesiva, que já sai automático para você colar nos locais. Mas se caso você não disponha de verba para isso, serve usar a fita crepe também. Escreva com uma caneta o nome dos objetos guardados em cada lugar. Isso vale para todos os cômodos. Você vai ver como a organização permanecerá por longo tempo. E não se preocupe, fica discreto e até bonito, dependerá exclusivamente da sua criatividade. Veja esses exemplos:


Espero que essas etapas estejam sendo valiosas e de muita serventia para você. Semana que vem falaremos das últimas etapas da organização: a manutenção e revisão.

Quero te dizer que estou muito orgulhosa de você chegar até aqui! Além disso, tenho certeza de que se você já está aplicando nossas dicas, já deve sentir os benefícios que a organização traz para você e sua família. Não é verdade? Sendo assim, você já está tendo uma casa organizada, resultando em uma vida organizada! Parabéns!

Espero você na sexta-feira que vem para concluirmos nossas etapas. Vamos juntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *