19 de agosto de 2016
Compartilhar:

Etapa 4 da organização: Limpeza

Categoria: #organize

Esta semana vamos continuar nosso processo de organização, avançando para a quarta etapa. Depois de feito o descarte, a categorização e o planejamento, agora é a hora de limpar o local onde os itens serão guardados.

A quarta etapa da organização consiste na limpeza.

Eu preciso avisá-lo, porém, que o serviço de limpeza doméstica não faz parte do escopo de um personal organizer. Mas, para sermos facilitadores, dispomos de parceiros que realizam esses serviços, caso você precise de limpeza específica para sua casa ou empresa. Mas, voltando para a quarta etapa, é claro que após planejarmos o local de cada objeto que iremos organizar, não podemos guardá-los nos locais sem antes fazer uma pequena limpeza.

Geralmente, o que costumamos fazer é utilizar um pano ligeiramente úmido – já que o pano seco espalha o pó, para tirar as impurezas do local. Em armários de madeira, usamos somente o paninho úmido, sem produto, para que a madeira não sofra nenhuma mancha. Já para os armários em MDF ou fórmica, caso estejam com gordura, utilizamos desengordurante ou removedor sem cheiro e, em seguida, fazemos o uso de detergente ou sabão neutro com água para retirar a gordura. Depois usamos pano úmido e, em seguida, um seco para secar o local.

O removedor e o detergente neutro são bastante utilizados para retirar o acúmulo de gordura de vários locais. No caso da geladeira, após a limpeza de remoção de gordura, como expliquei acima, nós fazemos o uso de vinagre branco como bactericida, o que nos ajuda a evitar mau cheiro e bolor na geladeira. Você também pode fazer o uso de outros bactericidas, mas sempre utilizamos o vinagre branco. Salvo as exceções, em casos que encontramos grandes focos de mofo/bolor, aí sim, será preciso outros bactericidas mais fortes, como Lysoform, Pinho Sol, dentre outras marcas existentes no mercado.

Para os armários, caso haja mofo, significa que há excesso de umidade no local, ou falta de ventilação adequada. Nesses casos, temos algumas dicas para você:
– Madeira de cedro: o uso dela, além de evitar o mau cheiro, também ajuda a repelir traças;
– Giz: sim! Aqueles escolares! Por serem feitos à base de cal, ajuda a combater a umidade. Só alertamos a deixá-los nos cantos dos armários e gavetas, longe do contato com as roupas para que elas não manchem. Você também pode optar por colocá-los, em saquinhos de tule ou TNT, evitando o contato com as peças. O giz ajuda a evitar a oxidação das bijuterias. Tente colocá-lo num tule junto do local onde guarda as suas bijus;
– Desumidificador: existem várias marcas no mercado, mas alerto você para que não utilize aqueles que soltam água no recipiente. O risco desse frasco cair e molhar suas roupas, podendo até manchá-las, é enorme! Há duas marcas no mercado muito utilizadas: o Moffim (queridinho das organizadoras profissionais) e o Pingi. Ambos não deixam água no produto.

Bom, depois de limparmos o local onde os objetos serão colocados, avançamos para a quinta etapa, a implantação. Porém, você terá de esperar até sexta que vem para continuarmos a organização. Mas não se preocupe, nós vamos juntos! E assim você terá uma casa organizada, resultando em uma vida organizada!

Espero você!


PARTICIPE

Quer saber tudo sobre a coluna #organize? Mande um WhatsApp para o número (19) 99501-5532 e passe a receber as principais notícias e informações sobre a cidade através do aplicativo. Faça parte do Alô e convide seus amigos para participar também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019