5 de agosto de 2016
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Etapa 2 da organização: Categorização

Categoria: #organize

Esta semana vamos continuar nosso processo de organização, avançando para a segunda etapa. Depois de feito o descarte – de eliminarmos da nossa vida todas as coisas e roupas que já não eram mais usados, como orientei na semana passada (veja aqui), agora é a hora de categorizar o que ficou.

A segunda etapa da organização consiste na categorização.

É muito comum as pessoas distribuírem itens do mesmo tipo – roupas, livros, contas – por vários cômodos e armários. Mas isso está errado! E digo mais: é assim que o caos se instala.

Por isso, a segunda etapa deve ser a categorização de objetos, pois só assim teremos total conhecimento dos nossos pertences, eliminando possíveis focos de bagunça.
Você deve estar se perguntando como fazer isso. Então vamos lá.

No quarto, você guardará todas as camisetas junto com camisetas, calças junto com calças, sutiãs e calcinhas com sutiãs e calcinhas, as meias junto com as meias, cuecas com cuecas e por aí vai. Parece bobo? Mas não é. Praticamente 90% das casas que frequentei sempre tem uma peça de roupa, ou algum outro item, espalhado por algum lugar na casa que não junto do seu grupo, e aí, vira a bagunça de você nunca saber onde estão as coisas.

Quantas vezes você tirou algo de um lugar e se perguntou onde estava? Pois é amiga (o), é assim que começa a bagunça, e também o problema, de você não achar algo quando precisa. Se cada coisa estivesse sempre em um mesmo lugar não seria mais fácil? Vou exemplificar. Vamos supor que você tenha uma prateleira cheia de livros na sua sala, daí você pega um livro para dar uma folheada no quarto, e esquece de guarda-lo onde pegou. O livro permaneceu por algum tempo lá, esquecido, porque você não o leu mais. Porém, em um determinado dia você se dá conta de que quer o livro de novo. Onde você procuraria por ele? Seja sincera (o)! Você procuraria na sala, na prateleira onde estão todos os outros livros da casa, ou vasculharia pelo quarto? Acredito que na sala, não faz mais sentido? Agora, se você está lendo um livro e tem o hábito de lê-lo antes de dormir, não há problema algum em deixá-lo na cabeceira da sua cama. Mas, se essa leitura não é constante, é melhor que o livro esteja junto com os outros, assim você não o perde de vista e evitará o caos da bagunça.

A categorização é válida para todos os cômodos da casa. Na sala, livros ficam com livros, DVDs com DVDs, CDs com CDS, e assim por diante. Na cozinha a mesma coisa, as panelas junto com as outras panelas, os potes plásticos com potes plásticos, enlatados com enlatados, etc. Na cozinha a categorização é ainda mais importante. Já pensou estar com a panela no fogão, e não se lembrar em que lugar deixou os temperos? Ou aquela colher de pau que você precisa urgente sem poder desligar o fogo?
Por isso é importante que todos os objetos de uma mesma categoria estejam juntos.

Vamos parar de passar apuros? É simples, aplique as etapas da organização. Tenho certeza que colocando as dicas da coluna #organize em prática sua vida já está mudando, e para melhor!

Continue com a gente, semana que vem tem mais uma etapa. Vamos falar de planejamento.

Lembre-se, uma casa organizada leva a uma vida organizada.

Espero você!

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