8 de julho de 2016
Compartilhar:

Como evitar o desperdício de tempo e dinheiro por meio da organização e de quebra, melhorar a qualidade de vida

Categoria: #organize

Quantas vezes não nos deparamos com o nosso guarda-roupa cheio de roupas, algumas amassadas e outras devidamente esquecidas no fundo da gaveta? E aqueles casacos de frio que nem nos servem mais que perduram por várias estações sem nunca terem sido usados nos últimos seis meses?

E na cozinha? Já parou para pensar na quantidade de coisas que compramos nos supermercados e ao guardá-las na despensa descobrimos que já tínhamos tais produtos? E aqueles outros que temos de jogar fora por terem ultrapassado a validade? E os legumes e vegetais na geladeira que estragam rapidamente e nem percebemos?
Todos esses problemas são decorrentes da desorganização, que gera desperdício de tempo e dinheiro, além de cansaço mental e stress.

Uma casa organizada adequadamente, com boa metodologia e aplicação de técnicas, faz com que saibamos exatamente o que temos guardado em todos os cômodos da casa, o que evita desperdício – você não comprará algo que você já tem, e tempo – você não perde tempo localizando algo que você encontra facilmente, trazendo a sensação de tranquilidade e bem-estar.

Para uma boa organização, a primeira etapa é descartar as coisas que já não se usa mais ou que estejam muito desgastadas. Você pode começar separando as roupas que não servem mais, que já não são usadas por algum tempo, livros já lidos que você não irá ler novamente, potes na cozinha que podem estar quebrados, manchados ou sem tampa, e por aí vai. Todos esses produtos podem ser doados em instituições de caridade ou igrejas do bairro, afinal sempre haverá alguém precisando.

Após o descarte, escolha um cômodo que deseja organizar e o faça por inteiro. Eleja um e arrume-o do início ao fim.

No quarto, as roupas dobradas com a técnica correta, garante mais espaço no seu guarda-roupa e gavetas, sobrando espaço nos varões onde você pendura todas as roupas que não podem ser dobradas, como vestidos, saias, casacos, camisas e todo o tipo de tecido leve e molinho, evitando assim que amassem. Com essa organização, você não perde mais tempo procurando uma roupa para sair, e melhor, não precisará passar novamente.

Na cozinha, uma boa organização da despensa, onde todos os produtos deverão ficar à vista, evita que você compre algo em excesso no supermercado.

Já na geladeira, os produtos precisam estar dispostos de acordo com a temperatura, o ar frio precisa circular em toda a alimentação lá dentro para evitar que os produtos estraguem. Produtos lácteos devem permanecer sempre no local mais frio (a parte mais alta da geladeira), alimentos em descongelamento e sobras nas prateleiras do meio, frutas na prateleira mais baixa e os legumes e verduras na gaveta, que é a parte que menos sofre invasão de frio, evitando assim que os produtos queimem por causa da temperatura. Na porta, somente industrializados, que não correm risco nenhum de estragar por causa da mudança de temperatura de abertura da porta.

No banheiro, evite guardar absorventes, maquiagens, medicamentos e perfumes, devido a umidade do ambiente, esses produtos podem sofrer alteração ou até mesmo estragar por conta de bactérias e fungos.

Todos os cômodos da casa devem e precisam ser organizados, isso vai trazer uma grande mudança na sua rotina e bem-estar a todos os moradores.

Todas essas dicas servem para facilitar nosso dia-a-dia para trazer conforto e praticidade, valorizando o tempo e o dinheiro por meio da organização, o que gera mais autoconfiança, segurança e maior domínio sobre a vida nos âmbitos físico, financeiro e emocional. Acredite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019