13 de janeiro de 2017
Compartilhar:

Ano novo, vida nova e documentos em dia!

Categoria: #organize

Ter uma vida nova é a vontade de todos nós quando um ano termina e outro se inicia, não é mesmo? A primeira coisa que costumo fazer no início do ano é desapegar de coisas velhas ou das quais não uso mais. Descartar itens em desuso recicla as energias do ambiente, dando oportunidade para o novo e com isso, tudo de bom que ele possa nos trazer.

Uma coisa primordial e que eu sempre digo aos clientes, trata-se da organização dos documentos. É importante atualizar o vulgo “arquivo morto”, pois na verdade os documentos nunca morrem, eles só não são utilizados com tanta frequência, mas possuem sua importância. Apesar da era tecnológica com a qual vivemos, muitos documentos só são válidos em papel, então nem perca tempo pensando em digitalizar tudo porque a maioria não tem serventia. Recomendo que você procure na internet sobre a Tabela de Temporalidade. Essa tabela serve de instrumento para você saber o prazo de permanência dos documentos, ou seja, qual o tempo de guarda para cada um deles e sua utilização. Essa tabela nos diz quais os documentos essenciais que precisamos guardar e por quanto tempo.

Aproveite esse início de ano para cuidar dos seus documentos. O que costumo sempre fazer nas organizações residenciais é criar uma pastinha de documentos pessoais para cada integrante da casa. Nessa pasta ficam guardados itens pessoais como certidão de nascimento, RG, CPF, caderneta de vacinação, passaportes, cópias autenticadas e etc.

Depois dos itens pessoais, é hora de analisar os documentos de moradia (casa onde mora, casa de praia e campo), separar os documentos por moradia como IPTU, condomínio e outros impostos. Após os documentos de moradia, aí é a hora dos itens de bens consumo e por aí vai.

Também é importante ter na entrada da casa uma pastinha “entrada”, com todas as contas que chegaram e que precisam ser pagas, você pode usar as sanfonadas com as datas de vencimento e por aí vai. O importante é que ela funcione para você.

A dica valiosa que te dou para essa organização, é sempre categorizar as contas, ou seja, pegar todas as contas de condomínio e analisar elas por meses e ano, agrupando por ordem cronológica. Separe-as por ano, mas com todos os meses juntos. Fazendo dessa forma, quando você precisar procurar por algum motivo um documento, eles estarão todos organizados em uma sequência lógica.

Não desanime! A organização de documentos realmente não é algo prazeroso, porém é necessário e muito útil de ser feito. Então para te dar ânimo, segue abaixo alguns produtos organizadores que podem ser uteis para sua organização de documentos e que sirvam para sua criatividade:

Galeria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019