27 de janeiro de 2017
Compartilhar:

05 dicas para ajudar no “Volta às aulas”

Categoria: #organize

Oficialmente, fevereiro retornam às aulas dos colégios estaduais, municipais e particulares. Por isso, nada mais justo do que ajudar você a preparar esse momento de forma organizada.

Eu sempre digo aos meus clientes, que a organização é uma facilitadora da vida doméstica, porque ela cria hábitos que faz com que possamos economizar tempo e dinheiro. E reduzir tempo para quem trabalha e ainda precisa levar os filhos para a escola de manhã, é de uma ajuda e tanto, não? Então veja essas 05 dicas para facilitar as suas manhãs.

Dica 01 – Estabeleça a rotina
Nas férias a coisa mais comum é a criança fazer tudo fora de hora, ou seja, dormir a hora que quer, almoçar e jantar a hora que quer, e por aí vai. Não me olhe torto! Mas os pais sempre permitem algumas regalias durante o período de férias. O grande problema dessas regalias é que quando o relógio biológico precisa ser ajustado, é um sofrimento só. E não só para a criança, para os pais também que se estressam pelas birras e etc. Como acabar com isso? O ideal é adaptar a criança a rotina pelo menos uns 15 dias antes de retornar à escola. É ir aos poucos convencendo elas de irem para a cama mais cedo, tentar acordar mais cedo do que vêm acordando nas férias, incluir uma rotina alimentar mais regrada com comidas saudáveis e, de preferência, que as refeições sejam feitas sempre no mesmo horário. Introduzindo isso aos poucos fará com que elas não sintam de maneira brusca o retorno à escola. E acredite, você também sofrerá menos com isso.

Dica 02 – Encape e etiquete todos os itens
Na escola é um fato que tudo se mistura e consequentemente se perde. Os uniformes, livros, canetas, lápis… São todos iguais. Para que isso não aconteça com seu filho, encape os livros e os cadernos. Se eles não gostam que sejam encapados por causa daquele personagem preferido do caderno, crie etiquetas personalizadas ou use uma rotuladora para colocar o nome + sobrenome do seu filho nos pertences dele. Isso vale para tudo, inclusive lápis e caneta. Blusão de uniforme então nem se fale! Utilize a ajuda do seu filho, coloque isso como atividade das férias, tenho certeza de que ele irá gostar de cuidar dos novos materiais.

Dica 03 – Revise a lista dos materiais
Reveja a lista dos materiais escolares para este ano para confirmar que não se esqueceu de nada do que foi pedido. Isso é um “mico” para seu filho quando a professora pede algo que ele não tem porque a mãe/pai esqueceu de comprar. Pense nisso!

Dica 04 – Planeje o lanche escolar
Independentemente da idade do seu filho, todos nós precisamos nos alimentar. Se a criança leva lanche para a escola, pense na quantidade de refeições com o tempo de intervalo que ele terá para comer. E o mais importante, separe tudo na noite anterior para não perder tempo pela manhã.
Planejar o lanche do seu filho pode acabar envolvendo ele nas compras de supermercado da casa. De repente, ele mesmo queira te acompanhar e escolher o que quer levar para a escola.

Dica 05 – Crie um cantinho de estudo
Mesmo que você não tenha um escritório na sua casa, é importante ter um cantinho onde seu filho poderá fazer todas as lições de casa e as atividades escolares. Crie um ambiente limpo e organizado, que flua melhor a concentração e o inspire nas atividades. Vale lembrar que esse lugar precisa ser silencioso e que seja estabelecido na rotina, para que todas as atividades sejam feitas sempre no mesmo lugar.

É isso! Acredito que essas 05 dicas serão valiosas para quem não tem nenhum desses hábitos. Vai ajudar seu filho e você também, com toda a certeza. Esse é o meu papel, fazer com que você tenha uma casa organizada e consequentemente, uma vida organizada. Até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Últimos Artigos

Tenha já o controle da sua casa!

3 de setembro de 2019

7 dicas para organizar Lavanderia

30 de abril de 2019

Existe certo x errado na organização?

25 de março de 2019

Arrume sua gaveta de calcinhas!

3 de janeiro de 2019